5 motivos porque tua procura de emprego não funciona

04-03-2013 00:51

5 motivos porque tua procura de emprego não funciona

Se estás à procura de emprego há vários meses e ainda não encontraste a tua oportunidade deves rever melhor tuas atitudes. Fica a saber porque é que a tua procura de emprego pode não estar a funcionar


 
2

motivos-porque-tua- procura-de-emprego-nao-funciona

Crédito: Ojo Fotos

Não basta enviar currículos e esperar que a vaga chegue automaticamente

 

Se tu estás à procura de um emprego há meses e ainda não encontraste nenhuma vaga não significa que deves ficar desanimado ou frustrado, mas sim que deves observar melhor tuas atitudes e ter em conta outros aspectos. Algumas sugestões podem ajudar-te a identificar possíveis erros na tua procura de emprego e ajudar-te a corrigi-las para que sejas bem-sucedido.

 

Fica a conhecer cinco motivos pelos quais a tua procura de emprego pode não estar a funcionar:

 

1. Tens procurado as vagas erradas
Pode acontecer que estejas a candidatar-te a vagas que são inferiores ou superiores ao teu currículo e formação profissional. Os empregadores podem não entender com clareza os teus empregos anteriores e a razão pela qual decidiste mudar de posição hierárquica. Além disso, é importante verificar se as tuas capacidades estão de acordo com aquilo que é exigido pelos recrutadores.

 

2. Não estás nas redes sociais
O teu currículo pode estar completo e atualizado, porém é importante que também estejas presente online. Atualmente, muitas empresas procuram os seus colaboradores nas redes sociais especializadas como o LinkedIn e outras plataformas de recrutamento online. Se tu não tens presença online, o teu marketing pessoal está incompleto.

 

3. Investe no networking
Por mais que o teu currículo e presença nas redes sociais sejam importantes, também deves estar atento aos teus contactos profissionais. Eles podem ajudar-te a encontrar posicionamentos mais apropriados e oportunidades que não irias encontrar na internet ou noutro tipo de anúncios de empregos.

 

4. Perdes tempo com as informações erradas
Não perca tempo com discursos de apresentação e informações que em nada vão ajudar os recrutadores a fazerem a imagem certa de ti. Este princípio deve estar no teu currículo, carta de apresentação, respostas durante entrevistas de emprego e outras situações.

 

5. Não segues uma rotina
Muitos profissionais que estão à procura de emprego perdem a motivação porque não seguem uma rotina específica ou cansam-se rapidamente do processo de recrutamento. Há muito trabalho para ser feito quando se está desempregado. Não basta enviar currículos e esperar que a vaga chegue automaticamente. Deves estabelecer uma rotina específica, organizar teus contactos, empresas para as quais já te candidataste, e prepara-te para entrevistas e encontros. Também podes procurar fazer um curso extra para não te desatualizares.