Curriculum Vitae: dicas sobre a redação
Curriculum Vitae: dicas sobre a redação
Já falamos sobre os objetivos do currículo, vimos um modelo e discutimos como encaminhá-lo ao recrutador, na candidatura à uma vaga.
Porém, gostaríamos de falar um pouco mais sobre a linguagem a ser utilizada na redação do currículo e nas correspondências com os recrutadores.
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O que você achou da linguagem? Adequada? Só se for para a década de 40, para a qual ele foi escrito… Naquela época se falava assim.
Os meios de comunicação e a linguagem evoluem e isso deve estar retratado no seu currículo.
Pode ser que na década de 60 fosse adequado usar sua máquina de escrever Ollivetti para escrever: “Vimos por meio desta encaminhar meu curriculum vitae, visando uma oportunidade de demonstrar meu talento nessa tão renomada empresa…” .
Hoje isso está completamente fora de moda. Uma carta com essa redação caberia bem em um quadro, adornando a coleção de algum museu que mostrasse como se procurava emprego antigamente.
Tentar parecer culto através de uma escrita difícil e rebuscada transmite a imagem de que o candidato copiou aquilo de alguma lugar e de que é uma pessoa pouco informada. A forma de redigir diz muito sobre a personalidade da pessoa e essa é uma oportunidade de se diferenciar dos demais candidatos, escrevendo diretamente, sendo objetivo e mostrando que você sabe se comunicar.
Por isso, apresentaremos abaixo algumas dicas que você pode empregar na redação do seu currículo.
São apenas sugestões e cabe a você avaliar se as acha adequadas para o seu estilo de redação.
O importante é que seu currículo seja: direto, objetivo e retrate adequadamente seu perfil profissional.
Vamos la!
Escrever bem é saber expressar ideias de forma clara, rápida e persuasiva.
1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.
O que você escrever deve ser entendido na primeira leitura. Se você quer que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles.
2. Saiba onde você quer chegar.
Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas ideias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3. Torne a leitura fácil e agradável.
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com essas “dicas”).
4. Seja direto.
Sempre que possível, use a voz ativa.
Voz Passiva – “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado”.
Voz Ativa – “Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado”.
5. Evite “clichês”.
Use suas próprias palavras.
Clichê – Por último, mas não menos importante…
Direto – Por último…
6. Evite o uso de advérbios vagos.
E não esclarecedores, como “muito”, “pouco”, “razoavelmente”.
Vago – O projeto está um pouco atrasado.
Direto – O projeto está uma semana atrasado.
7. Use uma linguagem simples e direta.
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.
Jargão – Input, Output.
Português comum – Fatos/informações, resultados.
8. Ache a palavra certa.
Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões. Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9. Não cometa erros de ortografia
Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
10. Não exagere na elaboração da mensagem.
Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.
11. Ataque o problema.
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
12. Evite palavras desnecessárias.
Escreva o essencial. Revise e simplifique. Ao terminar, revise simplifique novamente.
Exemplo: Fazer um debate / Debater
Estudar em profundidade / Estudar
No caso de / Se
Com o propósito de / Para
13. Evite abreviações, siglas e símbolos.
O leitor pode não conhecê-los. (Vemos vários exemplos utilizados em currículos. Um muito comum é TST. É técnico de segurança do trabalho ou Tribunal Superior do Trabalho? É claro que nesse caso é técnico, mas essa sigla para o cargo não existe… Se o recrutador não se ligar a sigla ao cargo, você está fora.)
14. Não se contente com o primeiro rascunho.
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.
Revise seu currículo e continue.Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.
15. Peça a um colega para revisar seu currículo.
E dê total liberdade para comentários e sugestões. Isso é muito importante.
E uma última dica: a palavra idéia, no novo acordo ortográfico, perdeu o acento agudo, passando a ser grafada “ideia”. Então não é erro de digitação, OK? (Elimina-se o acento agudo das paroxítonas com ditongos abertos ÉI e ÓI. Exemplos: assembleia, asteroide, boia, heroico, ideia, geleia, paranoico.)