Fim dos feriados religiosos empurrado para 2013

27-04-2012 09:55

Vaticano ainda não deu resposta ao pedido do Governo portuguêsnoticias

O fim dos feriados religiosos só deverá acontecer em 2013. O Vaticano ainda não deu resposta ao pedido do Governo português de acabar com o feriado no Corpo de Deus e com o Dia de Todos os Santos.

A conferência episcopal já disse que este assunto não é considerado uma prioridade. O Vaticano tem um tempo de decisão que vai acabar por empurrar o fim dos feriados católicos para o próximo ano.



Para já, o ministro da Economia disse que o Governo está «em diligências necessárias com a Igreja», escusando-se a falar mais sobre este assunto.

Em cima da mesa, está então a proposta dos bispos portugueses de acabar com o Corpo de Deus, que este ano é no dia 7 de junho, e eliminar ainda o Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, com uma ressalva que o Corpo de Deus este ano ainda seja feriado.

A concordata assinada entre o Vaticano e a República Portuguesa dita seis feriados católicos e, para que haja alterações, é necessário novo acordo. mas as negociações entre o Estado português e um representante do Vaticano não têm data para terminar.

O mais certo é que o fim dos feriados seja feito a dois tempos: o tempo do Governo já este ano, com o fim dos feriados civis, e o tempo do Vaticano, sem pressas.