Sabe qual é o melhor exemplo do fracasso? A fila para a casa de banho

03-03-2013 16:44

Sabe qual é o melhor exemplo do fracasso? A fila para a casa de banho

 

Seth Godin é empresário, blogger, orador, crítico. Neste artigo,analisa o que significa a palavra fracasso e as suas consequências Homeless - Cartoon 1

Achamos que sabemos como é o fracasso. Os produtos não são comprados. As reorganizações fazem que a situação piore. Os carregamentos não são entregues. Os discursos não são aplaudidos. As coisas explodem.

Estas são as emergências e desastres com os quais temos pesadelos. Acreditamos que o fracasso é o contrário do sucesso e optimizamos as nossas organizações para o evitar. Instalamos camadas e camadas de gestão para eliminar o risco e impedir catástrofes. Uma forma infalível que encontrámos para evitar falhar é definir meticulosamente o que é o fracasso - por outras palavras, tratar quase tudo o que acontece como um não fracasso. Se o resultado dos nossos esforços não é um fracasso, não há necessidade de entrar em pânico, pois não? O fracasso cria urgência. O fracasso faz que se seja despedido. O fracasso não pode esperar; exige uma resposta. Mas o status quo é simplesmente aceite e, incrivelmente, protegido.

Dado o nosso forte preconceito cultural contra o fracasso, creio que não temos outra alternativa senão redefinir agressivamente o conceito para incluir muito mais resultados do que a actual definição tem.

Todos os dias, existe uma fila (por vezes com dez minutos de duração) para usar a casa de banho das senhoras na estação de comboios de Grand Central, em Nova Iorque. Isto é um fracasso. É um fracasso de desenvolvimento, de relações de género e de recursos. Como actualmente não é encarada como um fracasso, não é resolvida. Sentimo-nos bem com o status quo.

Todos os dias, milhares de pessoas ligam para a linha de apoio ao cliente da sua empresa porque não compreendem como usar um dos seus produtos. Isto é um fracasso. É um fracasso pior do que se nem sequer tivessem comprado o produto. Uma situação de vendas zero pode pôr os alarmes todos a tocar - mas o telefone a tocar é encarado como uma interacção normal, não um fracasso.

E todos os dias alguns dos recursos e bens da sua empresa vão para o lixo. A permissão que os seus melhores clientes lhe deram para os contactar é violada quando lhes envia ofertas indesejadas. Todo o trabalho árduo que teve para criar um óptimo arranque para a sua nova linha de produtos é desperdiçado porque os seus marketeers estão ocupados e concentrados com outras coisas. Isto são fracassos, fracassos tão urgentes como o de um carrinho de mão com dinheiro a arder sem ninguém reparar no parque de estacionamento do seu edifício.

Se se preocupa com a sua empresa, os seus clientes e o significado de valor, vai importar-se o suficiente para reexaminar a sua definição de fracasso. Aqui ficam alguns tipos a considerar acrescentar à mistura:

1. Fracasso de desenvolvimento. Se o seu produto ou serviço está mal desenvolvido, as pessoas não o compreendem, não o compram ou podem até prejudicarem-se a si próprias ao utilizá-lo, e você fracassou.

2. Fracasso de oportunidade. Se os seus activos são fracamente utilizados, ignorados ou se encontram em declínio, é como se os estivesse a destruir, e você fracassou.

3. Fracasso de confiança. Se desperdiça a boa vontade e respeito das partes interessadas optando por atalhos em troca de lucros a curto prazo, você fracassou.

4. Fracasso de vontade. Se a sua organização abandona prematuramente trabalho importante devido a resistência interna ou um atraso temporário na adopção pelo mercado, você fracassou.

5. Fracasso de prioridades. Se a sua equipa de gestão escolhe centrar-se em trabalho que não cria valor, isso é como enviar dinheiro para os seus rivais, e você fracassou.

6. Fracasso de desistir. Se a sua organização fica com uma ideia, instalações ou equipa medíocres demasiado tempo porque tem falta de coragem para criar algo melhor, você fracassou.

7. Fracasso de respeito. Se é bem-sucedido sem tratar o seu pessoal, os seus clientes e os seus recursos com respeito e honestidade, você fracassou.